Powered By Blogger

domingo, 29 de maio de 2011

MARSHALL MCLUHAN: Os estágios da história da humanidade / O meio é a mensagem / Aldeia Global



A História da Humanidade
McLuhan descreve a História dividindo-a em três estágios: a cultura acústica ou oral, a cultural manuscrita, a cultura tipográfica e as comunicações eletrônicas. Segundo ele a sociedade partiu de um estado primitivo, “tribalizado”, onde há um inter-relacionamento entre os sentidos, passou para a cultura tipográfica onde os sentidos convergem para a visão, “destribalizando” o homem e evoluiu para os meios eletrônicos que reintegram os sentidos numa “retribalização” da humanidade. Para McLuhan essa influência dos meios sobre os sentidos teve efeito determinante na evolução, pois qualquer tecnologia sempre tenderá a criar seu respectivo meio ambiente como a impressão por tipos móveis criou o público, o que resultou numa forma “McLuhiana” de escrever a História. Toda mídia, é uma extensão do homem e isso causa uma profunda e duradoura mudança nele e transforma seu ambiente. Como uma extensão é uma intensificação, amplificação de um órgão, sentido ou função, o sistema nervoso central institui uma proteção entorpecendo a área afetada, isolando e anestesiando essa consciência do que está acontecendo. McLuhan chama isso de auto-hipnose. 

O Meio é a Mensagem
Segundo o conceito de McLuhan, como o meio conduz a mensagem, ele próprio é a mensagem. A TV condiciona não pelo que informa e sim por como informa. A mudança de percepção ocorre devido ao meio (máquina) e não ao seu conteúdo. Como cada tecnologia tende a criar seu "habitat", a cada nova forma de comunicação a humanidade se modifica criando uma nova realidade. Esse ciclo repete-se indefinidamente devido, principalmente, a influência dos meios na sociedade e na relação desses com o ser humano, pois para McLuhan os meios são extensões destes dando ao homem novas formas de perceber e modificar o mundo a sua volta.

Aldeia Global
McLuhan usou o termo "Global Village" como metáfora para a sociedade contemporânea. A era dos meios eletrônicos aproxima as comunidades de todo o mundo. “O mundo está se transformando em uma aldeia, dotado de relações de parentesco que caracterizavam as aldeias tribais primitivas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário